segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Downswings

Boas pessoal!

Escrevo este post acabadinho de sair de mais uma sessão negativa.

Podia não escrever nada e digerir os resultados, no entanto acho que é uma boa altura para escrever, tendo em conta que muitos se irão identificar com o tema.

Não vou colocar as situações em que perdi, mas vamos só resumir que perdi o ultimo torneio pré bubble, pré flop com AA vs A5s.

A questão aqui é esta: sabemos que há uma media esperada tendo em conta o numero de jogos realizados. Sabemos que se a nossa média for de 1$ por jogo, se jogarmos 100 em principio obteremos 100$. Obviamente no poker nem sempre podemos trabalhar com valores fixos, e há variáveis que não controla-mos. 

No entanto, devemos jogar menos? Diminuir os buy ins?
Errado, um primeiro lugar, (que é aquilo que procuramos todos as sessões), é aquilo que nos vai compensar todas aquelas sessões negativas, e se não metermos volume nunca o vamos conseguir.

Outra questão devemos jogar mais tight para perdermos menos?
Errado, mais uma vez queremos o primeiro lugar, mesmo que isso signifique mais variância, devemos jogar sempre da forma ideal, que é procurar esse resultado.

Superar mentalmente estas swings,( que inevitavelmente vão surgir), é mais uma vez aquilo que faz separar o trigo do joio, e como já referi anteriormente o grind é 90% de sofrer.

Posto isto aqui segue a miséria que tem sido o mês de Fevereiro, mas que para todos os efeitos ainda não terminou.

Vemo-nos nas mesas. Vamos!





quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Long time no see

Boas pessoal!

Desculpem não ter escrito antes,mas além de ter jogado bastante live, também tive uma recente mudança no meu emprego que me tem deixado afastado um bocado das mesas.
Em relação ao live, tenho aproveitado o facto de haver cash quase todos os dias, e ainda estou a tentar balancear o online com o live. Apesar da amostra live ainda não ser suficiente para saber o roi médio, acredito que consigo ser rentável, por isso para já vou explorar essa vertente e ver como correr.

Em relação ao online, já não me lembro muito bem a ultima coisa que postei, pelo que vou deixar aqui os dados todos:

Geral:

Janeiro:

Fevereiro:

Em relação ao motivo do post, queria falar em relação à parte psicológica das downswings, e da escolha de jogos.
Lembrei-me disto porque, quando jogo live e tenho duas sessões negativas, isso parece-me um pesadelo, e para algumas pessoas, quando perdem alguns jogos online, começam logo a pensar se estão a jogar o formato correcto, e perdem facilmente a confiança.

O que acho importante nestas fases é, parar e olhar um bocadinho de fora, por exemplo por vezes pensam que já não conseguem ser lucrativos num formato, e depois olham para o vosso gráfico ou para a folha de excel, e vêem que não é bem assim. 
Ou seja sem uma amostra de jogos significativa, que no meu entender é no mínimo 100 jogos, não conseguem ter uma perspectiva correcta, daquilo que é o vosso jogo.
Obviamente que devem estudar quando perdem e perceber o que se está a passar, mas nem somos bestiais quando ganhamos um torneio, nem somos umas bestas quando perdemos 10.

Parem sempre para pensar, metem volume, e analisem os dados com uma amostra significativa.

Para terminar dou-vos como exemplo, os meus treinos de Karate: andava-mos meses a treinar sem notar resultados, quando lutávamos com lutadores de fora do Dojo percebíamos o quanto evoluímos. O grind é mesmo assim muito, sofrer quase sempre, para singrar onde os outros desistem.

Por hoje é tudo bons jogos, e prometo escrever mais regularmente.